segunda-feira, 26 de junho de 2017

ALRN: Frente Parlamentar da Agricultura discute melhorias para o setor

Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN
A Frente Parlamentar de Apoio à Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa do RN promoveu nova reunião nesta segunda-feira (26), na sede da Emater/RN, na capital do estado, onde debateu assuntos como o cenário atual da atividade no Estado e o programa Agro+RN, de iniciativa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE).
O fórum atua em favor do desenvolvimento da atividade no RN, reunindo legisladores estaduais e entidades ligadas ao setor registra informação da assessoria de imprensa da ALRN, em Natal.
Durante a reunião, o professor César Oliveira, membro da base do Laboratório de Estudos Rurais da UFRN (LabRural), falou sobre o cenário atual da atividade no Estado e fez apontamentos para a construção de uma agenda positiva para o setor.
De acordo com César Oliveira, o estado registra 71 mil estabelecimentos agropecuários, ocupando uma área de um milhão de hectares.
Do total de R$ 1,1 bilhão produzido por toda a agropecuária no RN, cerca de R$ 440 milhões são gerados pela agricultura familiar.
Outro dado observado pelo professor é a falta de escolaridade dos agricultores.
Segundo ele, mais da metade dos estabelecimentos agropecuários do estado são dirigidos por agricultores em condição de analfabetismo ou semianalfabetismo.
Presente na reunião, o secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, fez uma explanação sobre o programa Agro+RN, recém-lançado pelo Governo do Estado, e reforçou a importância da iniciativa para o setor.
Outros assuntos foram deliberados durante a reunião, como as estratégias para levantamento de proposições da agenda política da Frente Parlamentar e a produção de energia eólica nos projetos de assentamentos do RN.
Os deputados George Soares (PR), Gustavo Carvalho (PSDB) e Fernando Mineiro (PT) também integram a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, que conta ainda com a participação da EMATER, IDIARN, IGARN, INCRA, SEARA, IDEMA, AGN, FETRAF, MST, SEBRAE, SENAR, FEMURN e FECAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário