terça-feira, 23 de maio de 2017

Recomendação: MPF/RN quer aprimoramento do sistema de cadastro de benefícios rurais do INSS

Imagem: Ilustração
O Ministério Público Federal no RN (MPF/RN) emitiu uma recomendação à Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que a autarquia promova, em nível nacional e em no máximo 60 dias, a revisão do sistema de cadastro de benefícios relacionados aos períodos de atividade rural.
Para o MPF, os campos atualmente disponíveis no sistema eletrônico de cadastro não são suficientes e não asseguram a confiabilidade das informações, dificultando a identificação de possíveis fraudes.
A informação é prestada pela assessoria de imprensa da instituição ministerial, na capital do estado.
Uma análise do sistema de cadastro constatou que os campos existentes “não possuem o tratamento adequado, uma vez que não há a qualidade necessária para garantir a confiabilidade das informações neles contidas”.
Autor da recomendação, o procurador da República Fernando Rocha reforça que tais falhas “não só dificultam investigações, como também constituem verdadeiras portas de entrada para diversas forma de fraudes e corrupção”.
Ele lembra que as fraudes previdenciárias têm gerado milhões de reais em prejuízos aos cofres públicos por todo o país, afetando diretamente a capacidade de pagamento dos benefícios concedidos pelo INSS.
Muitas vezes, porém, para identificar essas irregularidades seria necessário um simples cruzamento da base de dados públicos, por isso é fundamental que o cadastro do INSS seja aperfeiçoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário