quinta-feira, 23 de março de 2017

MPEs: Intenção de investir cresce pelo segundo mês seguido em fevereiro e marca 34,3 pontos

Foto: Reprodução
O Indicador de Demanda por Crédito e Investimento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) mostra que a intenção de investir dos micro e pequenos empresários (MPEs) nos próximos 90 dias cresceu pelo segundo mês seguido em fevereiro de 2017, atingindo 34,3 pontos.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 12,8 pontos, cita informação da assessoria de imprensa do SPC Brasil e da CNDL.
O resultado é o maior da série histórica, iniciada em maio de 2015, mas aponta que a propensão dos MPEs a investir ainda é baixa: o indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo a 100, maior é demanda do empresário investimento.
Dentre os empresários que não pretendem investir (59%), a maioria justifica dizendo que não vê necessidade (41%).
Em seguida aparece a crise econômica (29%) e também 14% que investiram recentemente e estão aguardando retorno. 
Já entre os MPEs que pretendem realizar investimentos nos próximos três meses (29%), a maior parte tem a intenção de aumentar as vendas (46%), além da adaptação da empresa a uma nova tecnologia (22%) e da necessidade de atender a uma demanda que aumentou (12%). 
O indicador também mostra que, entre aqueles empresários que planejam investir, a maior parte irá recorrer ao capital próprio guardado na forma de aplicações ou investimentos (60%), ou resultante da venda de algum bem (12%).
Com relação aos destinos dos investimentos, os mais citados foram ampliação dos estoques (30%), reforma da empresa (26%), compra de máquinas e equipamentos (24%), e mídia e propaganda (21%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário