sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Diário Econômico Etene: Fortaleza tem maior inflação do país, mostra estudo

Foto: Reprodução
Fortaleza (CE) tem a região metropolitana com maior inflação no país.
Nos últimos 12 meses, a capital cearense registrou crescimento de preços na ordem de 7,45%, maior do que a média nacional (5,35%).
Os maiores aumentos ocorreram nos setores de Transportes (11,35%), despesas pessoais (9,25%) e saúde e cuidados pessoais (8,37%).
A informação está no Diário Econômico Etene, publicação do Escritório técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste.
O documento analisa dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relata informação da assessoria de imprensa do Banco, na capital alencarina.
Em janeiro de 2017, Fortaleza registrou variação de 0,62% nos preços.
O resultado é influenciado, sobretudo, pelo aumento nos preços do grupo de transporte (+2,34%), o maior índice entre as pesquisadas no Nordeste.
Segundo os autores da publicação, há um processo de desinflação na Região Nordeste, que está em consonância com o comportamento dos preços no país.
Em 2016, a inflação regional foi de 7,19%, maior que a nacional (+6,29%), inferior, contudo à verificada em 2015 (+10,4%), a maior da série histórica analisada pelo Banco do Nordeste/Etene para a região.
Entretanto, nos últimos 12 meses terminados em janeiro de 2017, a inflação caiu para 6,17%, ficando abaixo dos 7,19% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Nos últimos 12 meses, verifica-se que a região Nordeste apresentou elevações acima dos níveis nacionais em seis dos nove grupos pesquisados pelo IBGE.
Os grupos alimentos e bebidas, transportes e despesas pessoais foram os componentes inflacionários que mais influenciaram o resultado do comportamento dos preços no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário