sábado, 2 de janeiro de 2016

Números: Defensoria Pública do Estado do RN realiza mais de 200 mil atendimentos em três anos

Foto: Assessoria
A demanda de atendimento na Defensoria Pública do Estado do RN (DPE/RN) cresce ano após ano.
Entre os anos de 2012 e 2014, foram mais de 200 mil atendimentos realizados nas áreas cível, criminal e da infância e da juventude, em Natal e no interior do estado.
Durante esse triênio, o crescimento foi de 12.311 atendimentos, registra informação da assessoria de imprensa do governo estadual, ressaltando que a maior parte dessa demanda esteve relacionada à área cível.
Em 2014, por exemplo, foram registrados 40.763 procedimentos, incluindo atendimentos jurídicos, ações propostas/ respondidas, petições interlocutórias, audiências, curadoria ao réu, recursos, reuniões de mediação e acordos celebrados, o que representou um crescimento considerável, de aproximados 14%, se comparado ao número total de procedimentos nessa mesma área em 2012 (35.827).
Na área criminal, o crescimento ao longo desses três anos foi de 7% (de 23.301 para 24.986).
Nas questões relacionadas à infância e à juventude, houve o maior crescimento registrado pela DPE/RN nesse mesmo período: 32%, passando de 3.249 para 4.290 procedimentos.
Em 2012, primeiro ano da atual gestão, o número total de procedimentos, englobando todas as áreas de atuação, foi de 62.407.
No ano seguinte, 65.561, o que representou um acréscimo de 5%; e, em 2014, com um novo incremento de 14%, a Defensoria atingiu a marca dos 74.718 procedimentos.
Atualmente, o RN conta com apenas 38 defensores públicos em atividade, o que permite que a instituição tenha núcleos de atendimento em nove municípios: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, Caicó, Assú, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Pau dos Ferros e Mossoró.
Mais de 80% do atendimento regular da DPE/RN se concentra na capital, onde a presença de defensores públicos se dá de forma mais expressiva.

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