| Foto: Assessoria |
A
demanda de atendimento na Defensoria Pública do Estado do RN (DPE/RN) cresce
ano após ano.
Entre
os anos de 2012 e 2014, foram mais de 200 mil atendimentos realizados nas áreas
cível, criminal e da infância e da juventude, em Natal e no interior do estado.
Durante
esse triênio, o crescimento foi de 12.311 atendimentos, registra informação da
assessoria de imprensa do governo estadual, ressaltando que a maior parte dessa
demanda esteve relacionada à área cível.
Em
2014, por exemplo, foram registrados 40.763 procedimentos, incluindo
atendimentos jurídicos, ações propostas/ respondidas, petições interlocutórias,
audiências, curadoria ao réu, recursos, reuniões de mediação e acordos
celebrados, o que representou um crescimento considerável, de aproximados 14%,
se comparado ao número total de procedimentos nessa mesma área em 2012
(35.827).
Na
área criminal, o crescimento ao longo desses três anos foi de 7% (de 23.301
para 24.986).
Nas
questões relacionadas à infância e à juventude, houve o maior crescimento
registrado pela DPE/RN nesse mesmo período: 32%, passando de 3.249 para 4.290
procedimentos.
Em
2012, primeiro ano da atual gestão, o número total de procedimentos, englobando
todas as áreas de atuação, foi de 62.407.
No
ano seguinte, 65.561, o que representou um acréscimo de 5%; e, em 2014, com um
novo incremento de 14%, a Defensoria atingiu a marca dos 74.718 procedimentos.
Atualmente,
o RN conta com apenas 38 defensores públicos em atividade, o que permite que a
instituição tenha núcleos de atendimento em nove municípios: Natal, Parnamirim,
Nova Cruz, Caicó, Assú, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Pau dos Ferros e Mossoró.
Mais
de 80% do atendimento regular da DPE/RN se concentra na capital, onde a
presença de defensores públicos se dá de forma mais expressiva.

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